Orientações: Fiscal

Cuidado com a Falsa NF-e
Prezados Clientes,
Atendendo as exigências dos Fiscos muitas empresas adequaram-se quanto à obrigatoriedade do envio do arquivo XML da NF-e de compras de mercadorias a seus destinatários. Diariamente as empresas recebem centenas de arquivos eletrônicos, entretanto, essa prática tem dado espaço a um dos golpes virtuais mais praticados atualmente que é o recebimento do arquivo da falsa nota fiscal eletrônica, onde criminosos enviam links e arquivos falsos que se instalam quando o usuário do computador executa esses links, permitindo a instalação de vírus para monitorar o computador e roubar dados do usuário, como logins e senhas de operações bancárias e informações confidenciais.
Fique atento para não cair na armadilha:
1) Não abra anexos de origens desconhecidas;
2) Arquivos com extensões EXE, COM, PHP, ASP e BAT não devem ser acessados;
3) A NF-e verdadeira tem arquivo XML*;
• O arquivo XML é um agregado de códigos que podem ser aplicados a dados ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas, recomendado para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados, entre outros;
• No recebimento do arquivo XML em anexo, aparecerá um ícone semelhante a este:
.05img01

• Ao dar um duplo clique no ícone acima, você abrirá o arquivo que conterá informações da nota fiscal, semelhante ao exemplo abaixo:
05img02
4) A mensagem falsa pode vir de remetente de relações comerciais da empresa. Atende para o real endereço eletrônico, que, no caso de golpe, não corresponde ao verdadeiro. Em caso de mínima dúvida, cheque com a empresa.
5) Faça uso de um bom antivírus, mantenha-o atualizado e faça uma varredura em todos os arquivos semanalmente;
Além dessas dicas, vale ressaltar: mantenha o sistema operacional atualizado com a opção do Windows Up-date no Painel de Controle e atente para alertas de atualizações disponíveis para seu navegador web e plug-ins. Instale o quanto antes essas atualizações, porque elas são essenciais para manter seu computador seguro.

<< voltar