Orientações: Segurança e Saúde

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
O que é PCMSO?
PCMSO é Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e foi instituída pela NR 7 (Normas Regulamentadoras sete), aprovada pela Secretaria de Segurança e Saúde no trabalho.
O PCMSO é um programa que é exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Como é feito o PCMSO?
Os médicos vão até a Empresa, tenha ela um ou mais funcionários, visitam os postos de trabalho e ficam conhecendo o ambiente e a forma de trabalho. Assim, observa desde as condições do prédio como iluminação, ventilação, calor, se os funcionários trabalham em posições que possam trazer riscos.
É no PCMSO que se estabelecem os exames ocupacionais (admissional, troca de função, retorno do INSS, demissional), as datas dos exames periódicos, as condutas médicas preventivas e curativas, a necessidade do funcionário realizar exames complementares (eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, glicemia de jejum, material de primeiros socorros etc...).
O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO?
O PPRA deverá estar na frente para servir de subsídio ao PCMSO. Observe a “letra da lei”: NR-7, ítem 7.2.4 – O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.”

<< voltar